Japan Food - Comida japonesa engorda?

Bom, o X da questão quando se refere a comida japonesa é a quantidade de peças que acabamos ingerindo de uma só vez. No geral, o menos saúdavel é shoyo ( que contém super, hiper quantidade de sódio) e as peças que são fritas, como o hot philadelfia. 
Os demais em porções ideais, não há nenhum problema em fazer parte do cardápio cotidiano.
Para tirar os tabus dos menos e mais calóricos, eis uma tabela bem legal que achei.

PS: Lembrando que o valor calórico varia de restaurante, peso da peça, quantidade dos componentes e etc,  mas, no geral dá uma base bem legal!

 

Conheça alguns mitos e verdades sobre o consumo dessas delícias.

- Comida japonesa não engorda?
Mentira. Não é porque a comida é natural e contém grande quantidade de peixes que ela não vai ter calorias. Alguns pratos têm até menos calorias que os outros, mas se consumidos em excesso é óbvio que contribuem para o aumento de peso.

- Sinto-me satisfeito sem ficar “empanzinado”?
Verdade. Isso acontece porque os alimentos são ricos em nutrientes que aumentam a saciedade. As algas são as principais “culpadas” por essa sensação, porque, no estômago, elas aumentam de tamanho.

- Comendo “japa” não preciso me preocupar com a saúde?
Mentira. Não é bem assim que a banda toca. Os molhos à base de soja, iguaria bastante apreciada pelos amantes dessa culinária, contém altas quantidades de sódio e podem, por exemplo, contribuir para o aumento da pressão sanguínea, ácido úrico e retenção de líquido.

- Comida japonesa previne o envelhecimento?
Verdade. Graças ao Ômega 3, gordura “do bem” encontrada nos peixes utilizados no preparo das refeições, como o salmão e o atum, quem consome a comida japonesa de maneira equilibrada, consegue prevenir o envelhecimento precoce e ainda estimula a saúde do cérebro.

- Os benefícios desses alimentos só são sentido pelas mulheres?
Mentira. É óbvio que os benefícios trazidos pelo consumo da comida japonesa também será sentido pelos homens. Mas não deixa de ser verdade que as isoflavonas contidas nos alimentos feitos à base de extrato de soja, como o tofu e o missoshiro, são especialmente importantes para as mulheres, já que a substância tem ação similar ao hormônio estradiol, que regula uma série de funções hormonais femininas.

Para ter a certeza de que está unindo o prazer em comer e o cuidado com a saúde é preciso harmonizar os ingredientes.

Veja os benefícios dos alimentos mais consumidos da culinária japonesa:

Broto de feijão: ele é rico em fibras e vitamina C, mas para melhor aproveitar esses benefícios o ideal é que se coma cru, em saladas.

Nabo: também pelo fato de ser rico em fibras ajuda na digestão

Arroz branco: quando cozido sem sal e sem gordura e consumido com moderação, é fonte de carboidratos e aminoácidos essenciais.

Gengibre e raiz forte: são antibactericidas e também auxiliam na digestão.

Shitake (cogumelo): estimula a defesa imunológica

Sashimi (peixes): é excelente fonte de proteína, principalmente, ômega 3, e contribui para diminuição do colesterol no sangue.

Fonte: Nutrição com Nutricionista & Sua dieta.

5 comentários:

  1. Adorei o post, não sou muito fã de comida japonesa mais é sempre muito bom saber coisas novas ;)
    Beijinhos

    www.ramosperfect.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoro comida japonesa! :D

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada por comida japonesa, mas sempre achei que não engordava por ser algo mais "saudável" este post me abriu os olhos. Ótimo post como sempre Yara!

    Beijos, Mandy.
    http://livrorabiscado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...