Mitos e Verdades sobre o chumbo no Batom.

Oi queridas, tudo bom?

Hoje vamos falar de um assunto polêmico que gera MUITAS dúvidas e muitas discussões:
Batons x Chumbo x Câncer.


Com certeza alguém aqui já viu essa foto (abaixo) circulando na internet com um texto enorme falando sobre os perigos dos batons que contém chumbo, não é? Mas será que o texto não está um pouco exagerado e até mesmo utilizando informações falsas?


Vamos aos MITOS dessa corrente:
Não ia demorar muito pra algumas mentiras serem desvendadas. São duas médicas citadas, a Claudia Pirisi, a oncologista fantasma (ela não existe) e a Elizabeth Ayoub, que realmente existe, é médica especializada em nutrição, porém nunca falou nada sobre o assunto e nem sabe como o nome foi parar nisso. Outra coisa, o texto da corrente diz que os batons podem causar câncer e que precisamos tomar cuidado com isso, mas o batom NÃO é tóxico à saúde. Existem órgãos que controlam a produção e liberação dos produtos para a comercialização, e caso fossem realmente tóxicos, não estariam sendo vendido por aí!

Mas como toda brincadeira tem um fundo de VERDADE:
Os batons realmente contém chumbo e outros metais em sua composição! E o chumbo está sim relacionado ao câncer se estivermos falando de intoxicação, ou seja, alto nível de ingestão. O chumbo em pouca quantidade não desenvolve câncer, mas se intoxicar com o mesmo, ou inúmeras outras substâncias, pode (não é certo) levar ao desenvolvimento do tal. 

A quantidade de metal que o batom tem é tão pequena que não faz efeito algum! É muito pouco mesmo!! Para vocês terem um noção, a quantidade recomendada é de 0,1 ppm, ou seja, dividindo um batom em 1 milhão de partes, depois pegando uma dessas partezinhas e dividindo por 10, o resultado é equivalente a quantidade de chumbo recomendada!

As cores mais escuras são as que normalmente tem maior concentração de chumbo, então fica uma dica pra quem se preocupa mesmo a quantidade sendo muito mínima.
  


As empresas utilizam alguns metais nos batons para conseguir alguns efeitos como cores diferentes e o "não-escorrer", sabe? Dá até um sustinho pensar que passamos metal na boca, né? rs É que falando assim fica exagerado, temos sempre que lembrar que são quantidades muito pequenas!

Resumindo: o batom contém quantidade beirando o insignificante e isso não acarretará em câncer! AH, antes que eu me esqueça! O teste da aliança é ultra furada! O mesmo acontecerá com pasta de dente, por exemplo! Aquilo não é ouro reagindo com chumbo, até porque os dois não reagem assim!
  
Portanto, como sei que muita gente se preocupa com isso mesmo sabendo que são poucas as quantidades, a dica é procurar saber a composição do batom e sempre optar pelas cores mais claras! Também é válido tirar o batom antes de comer e beber, para evitar ingerir o produto. Aliás, seria muito melhor se os produtos não tivessem nenhum "elemento-polêmica" em sua composição não é? Como parabenos, chumbo, parafina e etc.. assim não teríamos que nos preocupar! 

Espero que tenham gostado! 

Beijos e Abraços da Lany ♥ 


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...