skip to main |
skip to sidebar
Estudo sugere que moda já era uma preocupação dos antepassados do homem
Reza a história que a primeira jóia foi usada na época dos Homo Sapiens, já que os seus colares e braceletes incluíam jóias feitas de dente, de pedra e de osso. A verdade é que o homem sempre gostou de ser decorado com jóias, facto que contribuiu para o desenvolvimento da indústria joalheira.
Já no antigo Egipto a jóia assumia um papel de destaque, principalmente porque existia uma quantidade abundante de ouro e desde logo simbolizou o poder. Assim, era usada em vida, mas com a morte, os egípcios eram enterrados com elas.
Na Mesopotâmia a jóia era usada para adornar seres humanos e estátuas, sendo feitas de metais com pedras brilhantes e coloridas. Cada civilização imprimiu o seu cunho pessoal, como foi o caso do império bizantino, que seguindo os romanos, recorriam aos símbolos religiosos. A jóia era utilizada por mulheres ricas e os homens apenas usavam um anel.
Foram encontradas cinco peças todas datando do mesmo período [ 300 -100 a.C. ]: duas são fragmentos de um único colar, que foi feito no estilo desenvolvido no Sudoeste da França: caraterístico pelo círculo duro, fechado com uma dobradiça e um fecho. No entanto, a peça que tornou os arqueólogos mais excitados foi o colar que apresenta decorações em cada ponta, feito por 8 arames de ouro alçados juntos, e embelezados por finíssimos fios e correntes. Essa técnica aparece definitivamente só as áreas do Mediterrâneo. Assim, esses colares, só por terem sido descobertos, já estão re-escrevendo a história local. Eles mostram que havia mais conexões entre as tribos escocesas – tradicionalmente vistas como muito isoladas – e outras tribos da Idade do Ferro no coração da Europa.
De qualquer forma, os resultados do estudo sugerem que essas contas -- as joias de hoje - tiveram uma função totalmente simbólica.
Fonte: http://www.ruadireita.com/ & http://peregrinacultural.wordpress.com/
Transpondo o tempo, o Homem protagoniza seu modo de "fazer", "aprender", e através de artefatos (vestimentas, adornos, etc.) envolvidos de significados como beleza, ritualísmo e status social abrangem e acompanham a evolução de sua própria compreensão ou seja, seu cotidiano. ^^
ResponderExcluirHaa meu Arqueólogo <3
Excluir